Ir direto para menu de acessibilidade.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COORDENADORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O SORTEIO PÚBLICO A SER REALIZADO COMO PARTE DO EDITAL DOS PROCESSOS SELETIVOS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA (NEDI/UFLA)

A Coordenadoria de Sistemas de Informação da DGTI/UFLA esclarece que a ferramenta criada para a realização do sorteio dos alunos, como parte dos processos seletivos do Núcleo da Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (NEDI/UFLA), segue a metodologia utilizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União [1][2] .

Com essa metodologia, é possível selecionar, de forma eletrônica e ao acaso (aleatoriamente), uma sequência de elementos dentro de uma ordem inicial [1][2]. Para isso, inicialmente, é necessário definir um número base para a criação da sequência de escolhas (denominado, em termos técnicos, de “seed” ou “semente”). Portanto, esse número que é a base para todo o sorteio realizado deve ser definido de forma isenta de parcialidade ou manipulação. Com isso, se necessário, é possível auditar o sorteio realizado.

Para a geração desse número base, em consonância com a metodologia utilizada pelo CGU [1] [2], foi definido que será utilizada a junção dos números dos três primeiros bilhetes do último sorteio da Loteria Federal [3] disponível no momento da realização do sorteio, somada ao número do edital do processo seletivo.

A partir deste número imparcial e isento, é primeiramente realizada a sequência de escolhas ao acaso sobre as inscrições homologadas de candidatos com deficiência. A partir deste processo de classificação, são montadas as listas de candidatos selecionados e em espera nas vagas reservadas para cada grupo de educação infantil.

Em seguida, procede-se para a geração da sequência de escolhas ao acaso dentro da ordem geral das inscrições realizadas e homologadas. Com essa classificação, são montadas as listas de candidatos selecionados e em espera nas vagas de ampla concorrência de cada grupo de educação infantil. Deste modo, os candidatos com deficiência têm duas chances de concorrer: uma no sorteio das vagas reservadas e outra no sorteio das vagas de ampla concorrência.

.

Nota técnica: as sequências de escolhas ao acaso (escolhas aleatórias) são geradas pelo mesmo método utilizado na metodologia do TCU [1] [2], o método “Mersenne Twister” que é um gerador de números pseudoaleatórios de uso livre, e cuja documentação está disponível em sua página oficial [4].

REFERÊNCIAS

[1] PORTARIA CGU Nº 940, DE 25 DE MAIO DE 2016, que aprova o 3º Ciclo do Programa de Fiscalização emEntes  Federativos  e  torna  público  o  evento  de divulgação do resultado do sorteio.

[2] Programa de Fiscalização em Entes Federativos > 3º Ciclo [http://www.cgu.gov.br/assuntos/auditoria-e-fiscalizacao/programa-de-fiscalizacao-em-entes-federativos/3-ciclo]

[3] Loteria Federal Caixa [http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal]

[4] Mersenne Twister Home Page [http://www.math.sci.hiroshima-u.ac.jp/~m-mat/MT/emt.html]