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PROJETO DE EXTENSÃO

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS EM ESCOLAS DE LAVRAS

 

 

Área temática: Saúde

Núcleo de Estudos em Saúde Materno Infantil

Departamento de Nutrição

Universidade Federal de Lavras

Lavras, 2018

 

 

RESUMO DA PROPOSTA:

A infância é uma fase da vida de muitos aprendizados, sendo então uma época muito interessante para a realização de educação nutricional com o objetivo de formar hábitos alimentares adequados.A realização de educação nutricional em escolas tem se mostrado efetiva por ser realizada em grupos, tendo as próprias crianças influenciando umas às outras. Assim, o objetivo desse projeto é realizar educação nutricional para crianças de 3a5 anos, em escolas de Lavras-MG.

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:

Núcleo de Educação da Infância - Nedi

 

DATA DO INÍCIO: 20/3/2018

DATA DO TÉRMINO: 6/7/2018

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

O período da educação infantil engloba crianças entre 0 a 5 anos de idade (creche e pré-escola), constituindo um grupo com elevada vulnerabilidade biológica, sujeita a diversos agravos nutricionais, além de episódios de falta de apetite às refeições básicas e/ou alimentos. Isto decorre de vários fatores que podem estar relacionados a uma maior seletividade em relação aos alimentos, fácil acesso a guloseimas, além da incidência de infecções e verminoses.

Esta fase é caracterizada pelo amadurecimento da habilidade motora, da linguagem e das habilidades sociais relacionadas à alimentação, sendo este um grupo vulnerável que depende dos pais ou responsáveis para receber alimentação adequada.

A fase pré-escolar envolve comportamentos e atitudes que persistirão no futuro, podendo determinar uma vida saudável, à medida que um conjunto de ações que envolvem o ambiente familiar e escolar forem favoráveis ao estímulo e a garantia de práticas alimentares adequadas.

É possível proporcionar melhores condições para o desenvolvimento do potencial de crescimento adequado e a manutenção da saúde integral das crianças, envolvendo aspectos educacionais, sociais, culturais e psicológicos.

 

OBJETIVOS:

O objetivo geral do projeto é estimular uma alimentação saudável para crianças de 3a 5 anos, de forma dinâmica e criativa. Levar conhecimento sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e consequentemente ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos.Além disso, serão realizados três encontros com os pais para que os resultados sejam ainda mais eficientes.

 

 

JUSTIFICATIVA:

A realização de educação nutricional em escolas tem se mostrado efetiva por ser realizada em grupos, tendo as próprias crianças influenciando umas às outras.

 

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

Visando a melhora do estado nutricional dos escolares e promoção da saúde, serão desenvolvidas atividades com alunos de 3 a 5 anos, no Núcleo de Educação da Infância - Nedi. O projeto piloto será realizado nessa instituição, e o convite à escola fará parte do desenvolvimento do projeto. Após realização deste, alterações poderão ser realizadas e o projeto poderá ser realizado em outras escolas que demonstrem interesse.

A didática proposta ocorrerá em 11 encontros com as crianças e 3 reuniões com os pais, que acontecerão durante o período de aula, segundo roteiro:

1º: Realizar a Avaliação Antropométrica à medida que as crianças foram se apresentando através da brincadeira ‘’Corre Cotia’’;

2º: Avaliação do conhecimento das crianças através de desenhos para observação de resultados quando comparado com a mesma atividade que será realizada no final (De acordo com a faixa etária);

3º: Identificação dos sabores – Será levado um alimento de cada sabor, já descascados e cortados. As crianças irão prová-los e de acordo com suas opiniões, classificá-los como: doce, azedo, amargo e salgado;

4º: A importância dos cinco sentidos para a alimentação, e da alimentação para os cinco sentidos. Com os olhos vedados, a criança terá de adivinhar qual alimento é de acordo com a textura, cheiro, cor e ajuda dos colegas;

5º: De onde vêm os alimentos naturais e a importância dos cuidados com o meio ambiente. Serão levadas imagens de plantações de alguns alimentos e de áreas danificadas por lixo (Inclusive água). As crianças aprenderão a plantar feijão utilizando copo descartável, algodão, água e o feijão;

6º: De onde vêm os alimentos industrializados e os perigos para a saúde. Mostrar a quantidade de açúcar presente no Danoninho de Morango e a sua composição (Corante de ‘’bichinhos’’);

7º: Importância da higienização – Dinâmica do Glitter;

8°: Deixar que as crianças separem figuras de alimentos que serão pregados no quadro, separando-os em naturais e industrializados, e logo após,os responsáveis pela turma entrarão com intervenção, corrigindo os possíveis erros e explicando erros e acertos;

9°: Elaboração do prato saudável – Juntamente com as crianças, elaborar um prato saudável, colocando em prática os ensinamentos de higienização e escolha de alimentos saudáveis, de preferência os naturais;

10°: Será realizada uma segunda avaliação com as crianças (De acordo com a faixa etária) sobre o conteúdo administrado (Utilizando desenhos) para se observar os resultados das intervenções;

11°: Como atividade de encerramentos, será apresentado um teatro para todas as turmas juntas, de cerca de 20 minutos, e logo após a realização de um piquenique ao ar livre.

Com os pais, serão realizados três encontros, o primeiro para apresentação do projeto, o segundo para uma intervenção, onde será abordadaa importância de uma alimentação saudável na infância para a prevenção de doenças no futuro, e no terceiro encontro, serão demonstrados os resultados avaliados de acordo com a primeira e a segunda avaliação realizada com as crianças, e conscientização sobre a importância de apoiar os filhos na continuidade de uma alimentação saudável.

 

No segundo e no décimo primeiroencontro, serão executadas atividades, de acordo com a idade das crianças, para avaliação dos conhecimentos sobre alimentos, de forma a avaliar se a educação nutricional foi efetiva ou não.Posteriormente ao desenvolvimento da educação nutricional com as crianças de 3 a 5 anos, pretende-se adaptar a metodologia para crianças de 7 a 10 anos.

 

RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA, E EXTENSÃO:

O Núcleo de Estudos em Saúde Materno Infantil tem como objetivo promover o crescimento de seus membros nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A realização desse projeto permitirá que o que foi aprendido em sala de aula seja aplicado na prática, trazendo benefícios para a comunidade. Além disso, o projeto poderá gerar resultados quantitativos que podem embasar futuros projetos de pesquisa.

 

RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se que a educação nutricional auxilie a aumentar o conhecimento das crianças sobre alimentos, de forma a contribuir para a formação de hábitos alimentares adequados.

 

CRONOGRAMA:

Março/2018: Contato com escolas interessadas; Criação de instrumentos;

Abril/2018: Treinamento da equipe; Reunião com escola participante;

Abril/Maio/Junho/Julho/2018: Realização dos encontros na escola (Nedi);

Julho/2018: avaliação dos resultados; adequação da metodologia para aplicação em outras escolas; convite a outras escolas para participarem do projeto;

Agosto/Setembro/Outubro/2018: realização da educação nutricional em outras escolas interessadas;

Novembro/Dezembro/2018: avaliação dos resultados; elaboração de resumos para apresentação do projeto no CONEX e em outros congressos;

Janeiro/Fevereiro/2019: adaptação da metodologia do projeto para outras faixas etárias;

Março/Abril/2019: execução de projeto piloto em outras faixas etárias; avaliação dos resultados; escrita de novo projeto, com as adaptações necessárias.

 

REFERÊNCIAS:

Gaglianone CP, Taddei JAAC, Colugnati FAB, Magalhâes CG, Davanço GM, Macedo L, et al. Educação nutricional no ensino público fundamental em São Paulo, Brasil. projeto reeducação aos riscos de adoecer e morrer na maturidade. Rev Nutr. 2006;

Manual Orientação para a Alimentação Escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, 2ª Edição.