Projeto de extensão - Educação Nutricional para crianças em escolas de Lavras
PROJETO DE EXTENSÃO
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS EM ESCOLAS DE LAVRAS
Área temática: Saúde
Núcleo de Estudos em Saúde Materno Infantil
Departamento de Nutrição
Universidade Federal de Lavras
Lavras, 2018
RESUMO DA PROPOSTA:
A infância é uma fase da vida de muitos aprendizados, sendo então uma época muito interessante para a realização de educação nutricional com o objetivo de formar hábitos alimentares adequados.A realização de educação nutricional em escolas tem se mostrado efetiva por ser realizada em grupos, tendo as próprias crianças influenciando umas às outras. Assim, o objetivo desse projeto é realizar educação nutricional para crianças de 3a5 anos, em escolas de Lavras-MG.
LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
Núcleo de Educação da Infância - Nedi
DATA DO INÍCIO: 20/3/2018
DATA DO TÉRMINO: 6/7/2018
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
O período da educação infantil engloba crianças entre 0 a 5 anos de idade (creche e pré-escola), constituindo um grupo com elevada vulnerabilidade biológica, sujeita a diversos agravos nutricionais, além de episódios de falta de apetite às refeições básicas e/ou alimentos. Isto decorre de vários fatores que podem estar relacionados a uma maior seletividade em relação aos alimentos, fácil acesso a guloseimas, além da incidência de infecções e verminoses.
Esta fase é caracterizada pelo amadurecimento da habilidade motora, da linguagem e das habilidades sociais relacionadas à alimentação, sendo este um grupo vulnerável que depende dos pais ou responsáveis para receber alimentação adequada.
A fase pré-escolar envolve comportamentos e atitudes que persistirão no futuro, podendo determinar uma vida saudável, à medida que um conjunto de ações que envolvem o ambiente familiar e escolar forem favoráveis ao estímulo e a garantia de práticas alimentares adequadas.
É possível proporcionar melhores condições para o desenvolvimento do potencial de crescimento adequado e a manutenção da saúde integral das crianças, envolvendo aspectos educacionais, sociais, culturais e psicológicos.
OBJETIVOS:
O objetivo geral do projeto é estimular uma alimentação saudável para crianças de 3a 5 anos, de forma dinâmica e criativa. Levar conhecimento sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e consequentemente ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos.Além disso, serão realizados três encontros com os pais para que os resultados sejam ainda mais eficientes.
JUSTIFICATIVA:
A realização de educação nutricional em escolas tem se mostrado efetiva por ser realizada em grupos, tendo as próprias crianças influenciando umas às outras.
METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
Visando a melhora do estado nutricional dos escolares e promoção da saúde, serão desenvolvidas atividades com alunos de 3 a 5 anos, no Núcleo de Educação da Infância - Nedi. O projeto piloto será realizado nessa instituição, e o convite à escola fará parte do desenvolvimento do projeto. Após realização deste, alterações poderão ser realizadas e o projeto poderá ser realizado em outras escolas que demonstrem interesse.
A didática proposta ocorrerá em 11 encontros com as crianças e 3 reuniões com os pais, que acontecerão durante o período de aula, segundo roteiro:
1º: Realizar a Avaliação Antropométrica à medida que as crianças foram se apresentando através da brincadeira ‘’Corre Cotia’’;
2º: Avaliação do conhecimento das crianças através de desenhos para observação de resultados quando comparado com a mesma atividade que será realizada no final (De acordo com a faixa etária);
3º: Identificação dos sabores – Será levado um alimento de cada sabor, já descascados e cortados. As crianças irão prová-los e de acordo com suas opiniões, classificá-los como: doce, azedo, amargo e salgado;
4º: A importância dos cinco sentidos para a alimentação, e da alimentação para os cinco sentidos. Com os olhos vedados, a criança terá de adivinhar qual alimento é de acordo com a textura, cheiro, cor e ajuda dos colegas;
5º: De onde vêm os alimentos naturais e a importância dos cuidados com o meio ambiente. Serão levadas imagens de plantações de alguns alimentos e de áreas danificadas por lixo (Inclusive água). As crianças aprenderão a plantar feijão utilizando copo descartável, algodão, água e o feijão;
6º: De onde vêm os alimentos industrializados e os perigos para a saúde. Mostrar a quantidade de açúcar presente no Danoninho de Morango e a sua composição (Corante de ‘’bichinhos’’);
7º: Importância da higienização – Dinâmica do Glitter;
8°: Deixar que as crianças separem figuras de alimentos que serão pregados no quadro, separando-os em naturais e industrializados, e logo após,os responsáveis pela turma entrarão com intervenção, corrigindo os possíveis erros e explicando erros e acertos;
9°: Elaboração do prato saudável – Juntamente com as crianças, elaborar um prato saudável, colocando em prática os ensinamentos de higienização e escolha de alimentos saudáveis, de preferência os naturais;
10°: Será realizada uma segunda avaliação com as crianças (De acordo com a faixa etária) sobre o conteúdo administrado (Utilizando desenhos) para se observar os resultados das intervenções;
11°: Como atividade de encerramentos, será apresentado um teatro para todas as turmas juntas, de cerca de 20 minutos, e logo após a realização de um piquenique ao ar livre.
Com os pais, serão realizados três encontros, o primeiro para apresentação do projeto, o segundo para uma intervenção, onde será abordadaa importância de uma alimentação saudável na infância para a prevenção de doenças no futuro, e no terceiro encontro, serão demonstrados os resultados avaliados de acordo com a primeira e a segunda avaliação realizada com as crianças, e conscientização sobre a importância de apoiar os filhos na continuidade de uma alimentação saudável.
No segundo e no décimo primeiroencontro, serão executadas atividades, de acordo com a idade das crianças, para avaliação dos conhecimentos sobre alimentos, de forma a avaliar se a educação nutricional foi efetiva ou não.Posteriormente ao desenvolvimento da educação nutricional com as crianças de 3 a 5 anos, pretende-se adaptar a metodologia para crianças de 7 a 10 anos.
RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA, E EXTENSÃO:
O Núcleo de Estudos em Saúde Materno Infantil tem como objetivo promover o crescimento de seus membros nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A realização desse projeto permitirá que o que foi aprendido em sala de aula seja aplicado na prática, trazendo benefícios para a comunidade. Além disso, o projeto poderá gerar resultados quantitativos que podem embasar futuros projetos de pesquisa.
RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que a educação nutricional auxilie a aumentar o conhecimento das crianças sobre alimentos, de forma a contribuir para a formação de hábitos alimentares adequados.
CRONOGRAMA:
Março/2018: Contato com escolas interessadas; Criação de instrumentos;
Abril/2018: Treinamento da equipe; Reunião com escola participante;
Abril/Maio/Junho/Julho/2018: Realização dos encontros na escola (Nedi);
Julho/2018: avaliação dos resultados; adequação da metodologia para aplicação em outras escolas; convite a outras escolas para participarem do projeto;
Agosto/Setembro/Outubro/2018: realização da educação nutricional em outras escolas interessadas;
Novembro/Dezembro/2018: avaliação dos resultados; elaboração de resumos para apresentação do projeto no CONEX e em outros congressos;
Janeiro/Fevereiro/2019: adaptação da metodologia do projeto para outras faixas etárias;
Março/Abril/2019: execução de projeto piloto em outras faixas etárias; avaliação dos resultados; escrita de novo projeto, com as adaptações necessárias.
REFERÊNCIAS:
Gaglianone CP, Taddei JAAC, Colugnati FAB, Magalhâes CG, Davanço GM, Macedo L, et al. Educação nutricional no ensino público fundamental em São Paulo, Brasil. projeto reeducação aos riscos de adoecer e morrer na maturidade. Rev Nutr. 2006;
Manual Orientação para a Alimentação Escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, 2ª Edição.