NEDI promove o primeiro encontro do Projeto de Extensão intitulado “Escola de famílias: saberes escolares e práticas familiares, uma relação possível”
No dia 24 de março o Núcleo de Educação da Infância promoveu o primeiro encontro do Projeto de Extensão intitulado “Escola de famílias: saberes escolares e práticas familiares, uma relação possível”, coordenado pelas professoras Ana Paula Coelho Silva e Letícia Silva Ferreira. Segundo as coordenadoras, o objetivo do projeto é fortalecer a relação do Nedi com as famílias das crianças matriculadas na instituição, num movimento dialógico de construção de conhecimentos, a fim de que escola e famílias se fortaleçam no cumprimento de seus papéis, visando o desenvolvimento integral das crianças.
A temática discutida no primeiro encontro foi: “Família educa e escola ensina. Como assim?” e para ministrar as reflexões, o convite foi feito à professora doutora Telma Vinha do departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, especialista em clima escolar, relações interpessoais e desenvolvimento moral, sendo ainda integrante do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e coordenadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp/Unicamp.
A professora convidada abordou as relações entre famílias e escolas, dando ênfase aos papéis de cada instituição no que diz respeito à educação integral das crianças, ressaltando ainda a importância da escuta e do diálogo entre essas importantes instâncias educacionais. Por meio de sua fala, constatou-se que existem meios para uma efetiva parceria entre escolas e famílias e para promoção de um olhar sensível e atento às demandas familiares e também para aquelas oriundas da instituição escolar.
O projeto conta ainda com mais 8 encontros mensais com os seguintes temas:
O sim e o não, como a criança compreende as regras de convívio social?
Aprendizagem na Educação Infantil: o que realmente importa.
O uso consciente das TIC’S: possibilidade de aprendizagem na Educação Infantil.
Tia ou professora? A docência na Educação Infantil.
A recusa alimentar nos primeiros anos da infância e o papel da família e da escola na construção de hábitos alimentares saudáveis.
Como e quando se aprende a ler e a escrever?
A diversidade faz parte do processo educativo promovido pela escola e pela família?
Ser menina e ser menino na infância, somos de fato todos iguais?
Todos os encontros com as famílias serão às 19h e transmitidos pelo canal do Youtube do Nedi.