Ir direto para menu de acessibilidade.

NEDI promove o segundo encontro do Projeto de Extensão intitulado “Escola de famílias: saberes escolares e práticas familiares, uma relação possível”

Publicado: Sexta, 21 Mai 2021 17:28 | Acessos: 359

No dia 27 de abril de 2021 o Núcleo de Educação da Infância promoveu o segundo encontro do Projeto de extensão intitulado “Escola de famílias: saberes escolares e práticas familiares, uma relação possível, coordenado pelas professoras Ana Paula Coelho Silva e Letícia Silva Ferreira do Núcleo de Educação da Infância – Nedi/UFLA.

Este segundo encontro teve como tema: O sim e o não, como a criança compreende as regras de convívio social? e para a discussão desse assunto foi convidada a artista plástica e psicóloga lavrense Marcilia de Oliveira Resende. Marcilia ao abordar o tema, enfatizou que as regras de convívio social possuem como base o respeito ao outro, sendo princípio fundamental para a construção de um mundo de paz. Salientou a importância da família e das ações que ocorrem no âmbito familiar como referência para a criança, destacando duas possibilidades para a condução da aprendizagem infantil:  por meio de uma conduta de autoridade na vida da criança que transmite confiança e a ajuda a lidar consigo e com os outros, ou por meio de autoritarismo que leva à ansiedade, ao medo, à revolta etc.

Neste sentido, ao construir as regras as crianças internalizam muito mais por meio de exemplos do que através de palavras “se eu quero passar valores é preciso vivenciar estes valores, dar o exemplo daquilo que eu estou ensinando” disse a psicóloga.  Para quem quiser assistir o conteúdo da palestra basta acessar a gravação do encontro que está disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=QzBxsXrecpo

O próximo encontro terá a seguinte abordagem: Aprendizagem na Educação Infantil: o que realmente importa? e está previsto para o dia 27 de maio de 2021, às 19h com transmissão pelo canal do Youtube do Nedi – Núcleo da Educação da Infância-NEDI/UFLA.