Ir direto para menu de acessibilidade.

Comunicado às famílias

Publicado: Sexta, 25 Junho 2021 16:04 | Acessos: 423
Gentileza solicitar descrição da imagem

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

Resolução CEPE nº 008 de 16 de março de 2017

Lavras, 25 de junho de 2021

Prezadas famílias,

O Núcleo de Educação da Infância/NEDI, situado no Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras/UFLA, é uma unidade acadêmica vinculada à Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras/FAELCH, que tem por finalidade o planejamento, a supervisão e a oferta da Educação Infantil no âmbito da UFLA. Priorizamos o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, de acordo com o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional - Lei 9.394/96.

Acerca do retorno presencial das atividades com as crianças matriculadas em nosso núcleo, informamos que somos uma Instituição de Educação Infantil pública federal e que, nesse sentido, responde e está sujeita às determinações do órgão ao qual se vincula. Apesar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ter recebido a autorização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a retomada das atividades pedagógicas presenciais nos municípios que estiverem nas ondas verde e amarela do Plano Minas Consciente, e onde a prefeitura não apresentar restrições, só retornaremos de forma presencial, mediante a decisão dos órgãos superiores da UFLA, após parecer favorável do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 (CEE-Covid-19-UFLA), evidenciando dessa forma, condições sanitárias para tanto.

Diante do exposto, o NEDI vem a público informar que, considerando a atual situação do município de Lavras/MG, com o aumento do número de casos de infecção pelo corona vírus, com constante alternância entre as ondas roxa, vermelha e lockdown, com restrições de circulação e de contato por imposição da pandemia da Covid-19, não temos ainda previsão de retorno presencial.

A definição de data para um retorno presencial seguro depende de uma série de questões, dentre elas a vacinação completa de todos os profissionais da educação (a aplicação da segunda dose está prevista para o mês de setembro), a aquisição de materiais para o cumprimento do plano de biossegurança, realização de adequações no espaço físico, além da melhoria da situação da Covid-19 no município de Lavras, com diminuição significativa do número de contaminação e de mortos.

Os protocolos para a retomada das atividades presenciais estão sendo planejados e preparados cuidadosamente para oferecer a segurança necessária a todos os envolvidos: funcionários, crianças e famílias.

Enquanto isso não for possível, continuamos a buscar uma aproximação virtual com as crianças e famílias, mantendo contato frequente por meio do envio das propostas educativas, seguindo o que dispõem o Parecer nº. 5/2020 e Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que indicam o envio de “materiais de orientações aos pais ou responsáveis com atividades educativas de caráter eminentemente lúdico, recreativo, criativo e interativo, para realizarem com as crianças em casa” como forma de estreitamento dos vínculos.

Esperamos em breve estarmos juntos novamente, com saúde e tranquilidade para desfrutar de muitos momentos agradáveis de aprendizado e convivência com as crianças!

Cordialmente,

Equipe Nedi