Ir direto para menu de acessibilidade.

Protocolos para o Retorno Presencial do NEDI/UFLA

Publicado: Terça, 14 Setembro 2021 13:31 | Acessos: 891

Vivemos um momento mundial totalmente atípico decorrente da pandemia da Covid-19 e, entre tantas questões que passamos a experienciar nesse período, o distanciamento social foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das medidas de proteção à vida e diminuição da transmissão do vírus. Tal medida trouxe como consequência a paralisação das atividades letivas nas diferentes instituições de ensino, impactando profundamente a organização e o cotidiano das escolas.

Diante da retomada das atividades presenciais, ainda que em um cenário pandêmico, precisamos planejar e organizar a dinâmica educativa de forma a garantir segurança para todas e todos envolvidos nesse processo, levando-nos a pensar coletivamente na segurança de crianças e adultos (de toda a comunidade escolar e seus familiares), o que demandou, entre outras ações, avaliar e planejar colaborativamente tempos e espaços que buscassem essa segurança, bem como o desenvolvimento integral das crianças.

O retorno às atividades presenciais só será possível com a cooperação de todos envolvidos no processo educacional - comunidade escolar, Comitê Especial de Emergência da Universidade Federal de Lavras, autoridades sanitárias e da UFLA - na busca de melhores condições de segurança e de um ambiente com menor risco para a saúde da comunidade.

Teremos vários desafios como a organização de toda a rotina da escola, desde a entrada até a saída da instituição, as atividades nas áreas internas e externas, o servimento do lanche, o uso dos banheiros e demais espaços coletivos, entre outros; objetivando um retorno seguro considerando as especificidades da Educação Infantil, em que o contato dos profissionais da educação com as crianças é de muita proximidade, o que exige redobrar os cuidados.

Para tal, este documento tem como objetivo trazer orientações para a retomada do atendimento presencial de forma gradual, apresentando protocolos de biossegurança que levem em consideração as condições sanitárias locais.